Diretoria convoca para assembleia geral de docentes da UFF nesta quarta (29)

Realizada presencialmente na sede da Aduff e com possibilidade de participação por videoconferência, a assembleia acontecerá a partir das 15h, com a pauta: 1.Informes; 2.Conjuntura e Avaliação da Campanha Salarial 2024; 3.Mesa Permanente de Diálogo; 4.Código de Conduta Ética da UFF; 5.42º Congresso do ANDES-SN (Eleição delegação da ADUFF)

A diretoria da Aduff-SSind convoca todas e todos os docentes da UFF para a assembleia geral no dia 29 de novembro (quarta-feira), a partir das 15h, na sede da Aduff. Também haverá a possibilidade de participação por videoconferência através do link: https://bit.ly/3GvwiOh.

Em pauta: 1.Informes; 2.Conjuntura e Avaliação da Campanha Salarial 2024; 3.Mesa Permanente de Diálogo; 4.Código de Conduta Ética da UFF; 5.42º Congresso do ANDES-SN (Eleição delegação da ADUFF)

Conjuntura e Avaliação da Campanha Salarial 2024

Diante da ausência de avanços nas negociações entre o governo federal e representantes das categorias do serviço público federal, a diretoria do ANDES-SN definiu pela indicação de um novo calendário de mobilização da categoria docente das Instituições Federais de Ensino (IFE). Estão previstas atividades a partir do dia 27 de novembro até 16 de dezembro. A convocação foi divulgada através da circular 423/2023.

Na última reunião da Mesa Central de Negociação com o governo, em 16 de novembro, nenhum percentual de recomposição salarial foi apresentado ao conjunto dos servidores públicos federais. Após pressão da bancada sindical, representantes do governo federal comprometeram-se a dar uma reposta em relação à recomposição salarial até o dia 15 de dezembro.

Mesa Permanente de Diálogo

Ao receber representantes da Aduff-SSind, Sintuff e do DCE, no dia 10 de outubro, a Reitoria da UFF se comprometeu a instalar uma mesa permanente de diálogo e negociação com as entidades representativas dos três segmentos para tratar das pautas e demandas internas da universidade. Inicialmente prevista para o dia 22 de novembro, a reunião foi adiada pela Reitoria e remarcada para o dia 4 de dezembro.

Código de Conduta Ética da UFF

O Código de Conduta Ética da UFF foi apresentado pela reitoria em meados de outubro, em ambiente virtual, sem que tenha havido qualquer debate com a comunidade universitária. Na ocasião, a reitoria manifestava a intenção de aprová-lo na sessão do Conselho Universitário (CUV) do último dia 1º de novembro – com menos de trinta dias após a divulgação do documento e sem ouvir docentes, técnicos e estudantes.

Após a mobilização de Aduff, Sintuff e DCE, o tema foi retirado de pauta, impedindo atropelos da Reitoria. Contudo, o regimento interno para a Comissão de Ética foi mantido na pauta do CUV, embora não tenha sido discutido e votado pelos conselheiros. Foi apresentada uma proposta substitutiva ao regimento, apontando a preocupação com a paridade da Comissão.

No dia 8 de novembro, a Reitoria divulgou uma consulta sobre o Código de Conduta e Ética da UFF. Ela é virtual e, para respondê-la, os integrantes da comunidade universitária devem estar obrigatoriamente logados no e-mail institucional. Em reunião aberta, Aduff, Sintuff e DCE aprovam posição comum na consulta pública do Código de Ética, que se encerra no dia 30 de novembro.

No dia anterior, na quarta (29), audiência pública para debater o assunto também foi convocada pela Reitoria, após reivindicação dos três segmentos.

42º Congresso do ANDES-SN

O 42º Congresso do Sindicato Nacional ocorrerá entre os dias 26 de fevereiro e 1° de Março, na cidade de Fortaleza (CE). O evento terá como tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. As contribuições das seções sindicais e das e dos docentes sindicalizados para o Caderno de Textos deverão ser enviadas até dia 11 de dezembro de 2023. Aquelas que chegarem após essa data, até 1° de fevereiro do próximo ano, irão compor o Anexo ao Caderno de Textos. Em assembleia geral do dia 29 de novembro, as e os professores das UFF elegerão a delegação ao 42° Congresso.

Da Redação da Aduff