Fundada em 1978 como Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense e transformada em seção sindical em novembro de 1991, a Aduff é uma das mais atuantes seções sindicais do Andes – Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Com sede própria desde 1994, o que lhe assegurou autonomia política e administrativa, a entidade situa-se à Rua Lara Vilela, 110, São Domingos, Niterói (RJ).

Do ponto de vista da integração com a Universidade, a Aduff ocupa uma localização privilegiada, pertinho do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF), entre o campus do Valonguinho e o do Gragoatá, e também próximo ao campus da Praia Vermelha (Boa Viagem) e de outras unidades isoladas da UFF, como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Economia e o Instituto Biomédico. A entidade conta com mais de 2500 associados, entre docentes em atividade e aposentados, pelos quais responde jurídica e politicamente.

 

Contextualização Histórica

A Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF), foi fundada no dia 10 de outubro de 1978. Naquele ano em todo o país, era grande a efervescência política. Após 14 anos de ditadura militar, o país clamava por democratização. Simultaneamente, em todo o território nacional, nasciam, em universidades federais, estaduais e particulares, outras associações de docentes, igualmente movidas pela luta em favor da democracia, contra a privatização do ensino superior e pela defesa das condições de trabalho. Um ano depois, a necessidade de articular as lutas sociais em nível nacional culminou no I Enad (Encontro Nacional de Associações de Docentes), ao qual sucederiam outros, até a realização, em fevereiro de 1981, em Campinas (SP), do I Congresso Nacional de Docentes Universitários. Trezentos delegados, entre eles os da Aduff, representando mais de 70 ADs, participaram do Congresso histórico em que foi fundada a Andes – Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior.

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os servidores públicos federais conquistaram o direito de sindicalização. A Andes – até então associação – pôde, finalmente, transformar-se em Sindicato Nacional (filiado à CUT), o que aconteceu durante o II Congresso Extraordinário, realizado no Rio de Janeiro, em novembro daquele ano. Tempos depois a Aduff, como outras Associações de Docentes, transformou-se em seção sindical do Andes-SN, assumindo também suas prerrogativas sindicais.