Vídeos - A Verdade sobre a UFF

O Instituto de Computação:
conheça a verdade sobre a UFF

O Instituto de Computação da UFF foi criado em 1998. Conta com 67 professores e 21 técnico-administrativos que atendem a 1098 estudantes dos cursos presenciais de Ciência da Computação e de Sistemas da Informação e mais de dois mil estudantes do Ensino a Distância de 'Tecnologia de Sistema de Computação'. Também atendem aos diversos alunos dos cursos de pós-graduação. No Instituto, são desenvolvidos 40 projetos de pesquisa e cinco projetos de extensão.

Assista ao vídeo e conheça mais um pouco sobre o que é feito pela comunidade acadêmica da UFF.

#Aduff-SSind
#AverdadesobreaUFF
#investimentopúblico
#UFFresiste

Conheça a verdade sobre a UFF:
Doutrinação

No momento em que setores ultraconservadores se voltam contra as instituições públicas de ensino superior, propagam um revisionismo histórico e tentam minimizar a luta de minorias por direitos sociais equânimes, a Aduff tem produzido peças temáticas para derrubar o mito de que a Universidade é um espaço de balbúrdia, doutrinação ideológica e um latifúndio em prol da plantação de maconha.

Em defesa do pensamento crítico e plural

Até o momento, foram exibidos vídeos que mostram um pouco do que é produzido pela comunidade acadêmica, apresentando brevemente, dentro das possibilidades, parte do que é feito e nos Institutos de Geociências e de Física e as Faculdades de Educação, de Nutrição e de Arquitetura e Urbanismo. Muito ainda está por vir para mostrar a importância do que é elaborado no âmbito da Universidade Federal Fluminense, na sede em Niterói e em todos os seus campi, com o financiamento público e ações que afetam diretamente a sociedade. 

Neste último vídeo de 2019, a Aduff reafirma a necessidade de se lutar para que a UFF e todos os espaços de circulação de saberes e de produção de conhecimentos se mantenham sob a égide do pensamento crítico e plural. Explica a origem de perseguição aos docentes, aprofundadas pelos simpatizantes do ‘Escola Sem Partido’, que por trás das acusações de doutrinação no ambiente universitário, defendem a lógica excludente que se ancora nos privilégios sustentados por silenciamentos e em defesa de um padrão de comportamento que gera cada vez mais violência contra minorias.

Reivindica, ainda, o legado do educador nordestino Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), o patrono da educação brasileira,doutor honoris causa por diversas universidades – entre elas a UFF – a quem recentemente o ‘ilustríssimo’ presidente Jair Bolsonaro chamou de “energúmeno”. A produção acadêmica de Paulo Freire é estudada e referenciada em instituições públicas nacionais e internacionais.
"O pensamento de Paulo Freire tem por base o reconhecimento do outro como sujeito"
"O pensamento de Paulo Freire tem por base o reconhecimento do outro como sujeito, com proposta profundamente amorosa e humanizadora. Tentam deturpar a proposta de Paulo Freire esvaziando o conteúdo de humanidade, porque ela tem esse potencial de transformar em sujeitos reconhecidos que pensam e podem opinar", diz Claudia Alves, docente da Faculdade de Educação da UFF.

#Aduff-SSind
#AverdadesobreaUFF
#investimentopúblico
#UFFresiste

Faculdade de Nutrição:
conheça a verdade sobre a UFF

Há pesquisadores que estudam como melhorar a alimentação das pessoas. É sobre isso que este vídeo da série ‘A Verdade Sobre a UFF’ aborda, ao mostrar um pouco do que a Faculdade de Nutrição faz. São 42 professores e oito servidores técnicos, além de trabalhadores de apoio terceirizados, que atuam para formação de 432 estudantes, futuros nutricionistas.

#Aduff-SSind
#AverdadesobreaUFF
#investimentopúblico
#UFFresiste

A Verdade Sobre a UFF:
conheça o Instituto de Geociências

Conheça a verdade sobre a UFF e uma pequena parte do trabalho desenvolvido no Instituto de Geociências, que conta com 71 professores e 1065 estudantes de graduação entre os cursos de Ciência Ambiental, Geografia e Geofísica.

Assista e confira alguns dos projetos e dos laboratórios do Instituto de Geociência.

#Aduff-SSind
#AverdadesobreaUFF
#investimentopúblico
#UFFresiste

A Verdade Sobre a UFF:
Arquitetura e Urbanismo

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF conta com 56 professores que ensinam e orientam 476 estudantes de graduação, 127 pós-graduandos (Mestrado e Doutorado). Eles atuam em projetos de extensão que ocupam repercussão nacional e internacional, que vem sendo reconhecida através de prêmios de órgãos como a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Assista e conheça um pouco mais sobre a UFF

#Aduff-SSind
#AverdadesobreaUFF
#investimentopúblico
#UFFresiste

A Verdade Sobre a UFF:
conheça a Faculdade de Educação

A Faculdade de Educação da UFF conta com 117 professores, 258 turmas com aulas para 852 estudantes da graduação em pedagogia e centenas de estudantes de outros 20 cursos da UFF.

Há 311 estudantes nos cursos de pós-graduação e especialização, diversos laboratórios com foco na formação de professores, na produção de recursos didáticos.

Um deles é o PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura, premiado como o melhor programa de incentivo à leitura para crianças e jovens no Estado do Rio de Janeiro.

Outro é a Escola de Inclusão, que capacita professores a ensinar alunos com necessidades diferenciadas, contribuindo para um ensino mais inclusivo.

A Verdade Sobre a UFF:
conheça o Instituto de Física

Você sabia que o Instituto de Física da UFF conta com mais de 560 estudantes - entre os de graduação, mestrado e doutorado - e com laboratórios importantes para a produção de ciências e a divulgação científica no país?

O Instituto de Física da UFF também é o único da América Latina que contém um acelerador de partículas, capaz de fazer a datação de objetos por meio do Carbono 14.

Assista ao vídeo produzido pela Aduff-SSind e conheça uma verdade sobre a Universidade Federal Fluminense - instituição que produz ensino, pesquisa e extensão de qualidade e que resiste a ataques deferidos pelo governo federal contra a Ciência e a Educação Públicas

Vídeo de Lançamento

No combate às ‘fake news’, Aduff lança série de vídeos sobre a UFF

Em defesa da UFF e no combate à campanha de difamação que se alastra nas redes sociais através de notícias falsas, a Aduff lançou nesta quarta (23) o primeiro vídeo de uma série de 50 sobre o cotidiano de estudo e de trabalho na UFF.

Leia mais sobre a campanha: bit.ly/Aduff24out-1
A ideia é apresentar cada unidade da instituição, em Niterói e nos campi fora de sede, e também produzir peças temáticas derrubando mitos como o da universidade como espaço de balbúrdia e de doutrinação ideológica, mostrando a importância da UFF, do pensamento crítico plural e do financiamento público da Educação superior.

O primeiro vídeo de unidade será o da Física, da UFF Niterói, que vai ao ar no dia 29 de outubro.
"Com esse projeto, queremos dar uma ideia para população do que faz um professor universitário, mostrar qual é o perfil dos estudantes da UFF e como a vida das pessoas está ligada ao que é produzido aqui.

Sabemos que a campanha de difamação das universidades é orquestrada como uma política do governo Bolsonaro para tentar conseguir apoio público e político para o desmonte das instituições federais de ensino.

E mostrar que os cortes orçamentários e a diminuição do investimento público podem levar a uma grande elitização das instituições federais de ensino”

Marina Tedesco, presidente da Aduff-SSind.

Filiação à Aduff

Jornal Aduff

Boletim Aduff

A Verdade sobre a UFF

No combate às ‘fake news’, Aduff lança série de vídeos sobre a UFF

Boletim WhatsApp

Para receber notícias e comunicados da ADUFF em seu WhatsApp nos envie uma mensagem clicando no ícone abaixo ou diretamente para o número (21) 972762018

Jurídico

Atendimento Jurídico

Plantão semanal

sextas-feiras, das 10 às 13h

Advogado

Dr. Carlos Boechat

Blogs

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN