2022

Nota de repúdio da Diretoria da Aduff às mentiras publicadas pela Adufrj sobre as deliberações do 65° Conad do Andes-SN

A diretoria da Aduff repudia as mentiras publicadas nas redes sociais da Adufrj sobre as deliberações do 65° Conad que ocorreu em Vitória da Conquista, Bahia, entre os dias 15 e 17 de julho de 2022.

A Aduff esteve presente com uma delegação composta por nove docentes, eleitos em assembleia de base, que analisaram e discutiram previamente o Caderno de Texto com as propostas de resolução, e participaram ativamente dos debates nos grupos mistos e nas plenárias deliberativas.

Nenhuma proposta de apoio ao candidato Lula em qualquer texto resolução (TR) foi apresentada, no Caderno de Textos ou no Anexo. Havia um único TR, elaborado por grupo político específico, cuja proposta era a redação de uma carta de reivindicações da categoria com algumas pautas a serem apresentadas ao referido candidato.

Esta proposta foi debatida, primeiramente, nos grupos mistos. Foi recusada por muitos grupos e modificada por outros, seguindo, posteriormente, para a plenária do tema, quando foi aprovada com modificações: estender a carta a todos os candidatos à Presidência, com exceção de Bolsonaro, e ampliar a pauta seguindo as resoluções já aprovadas e acumuladas pelo Andes-SN nos seus mais de 40 anos em defesa da educação pública.

Portanto, a matéria veiculada pela Adufrj é completamente falsa! E representa um ataque violento a toda a categoria docente, pois tenta desmoralizar o nosso principal instrumento de luta e que tem garantido, com muito sangue e suor, que ainda exista universidade pública neste país.

Repudiamos veementemente essa tática de fake news, a mesma utilizada pelas forças fascistas de Bolsonaro que tanto queremos (e devemos) derrotar.

O Andes-SN não é neutro, nem mesmo tem dúvidas a respeito da necessidade de derrotar Bolsonaro, nas urnas e nas ruas, conforme deliberado no 40° Congresso ocorrido no início de 2022. Aliás, nacional e localmente, estivemos presentes em todos os atos pelo Fora Bolsonaro, ao longo dos últimos anos.

É um absurdo que a diretoria de uma seção sindical se preste ao papel de atacar e utilizar nosso sindicato como tática eleitoreira baixa, valendo-se de mentiras que não nos ajudam em nada a enfrentar o período nefasto que estamos vivendo.

O papel de um sindicato que, de fato, defende os/as trabalhadores/as é organizar a categoria para defender a educação pública e enfrentar o avanço do fascismo, apoiado pelo empresariado que continua a enriquecer com as nossas mortes.

Não podemos nos perder em falsas polêmicas. Precisamos estar organizados/as, em unidade, pela defesa intransigente da universidade pública e do nosso povo, contra o avanço do fascismo e pela construção da uma sociedade justa e igualitária.

Fora Bolsonaro!

Diretoria da Aduff-SSind