Out
2021

Assembleia Geral dos Docentes da UFF discute Caderno de Textos do 13º Conad Extraordinário

A Assembleia Geral dos Docentes da UFF, realizada em ambiente virtual no dia 14 de outubro de 2021, debateu apenas um ponto de pauta, que se debruçou sobre o Caderno de Textos do 13º Conad (Conselho do Andes-SN) Extraordinário. O evento, com tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”, acontecerá de forma remota, nos dias 15 e 16 de outubro.

A AG do dia 14 deliberou pelo Texto Resolução 8, que recomenda a realização do 40º Congresso do Andes-SN, em Brasília, na modalidade presencial, entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2022, observando as condições sanitárias.

O TR 8 havia sido defendido pela Diretoria da Aduff e foi a mais votada. Ela será levada pela delegação da Aduff no 13º Conad Extraordinário, quando a seção sindical será representada pelos docentes Kate Lane Paiva; Sonia Lucio Rodrigues e Luiz Fernando Rojo.

A Assembleia rejeitou os TRs 9,10 e 12. Aprovou o TR 11, com a indicação de levar trabalhadores da central sindical de Cuba no 40º Congresso do Andes, com a ressalva de que sejam enviados dois participantes.

O Caderno de Textos pode ser acessado aqui.

-Mobilização contra a PEC 32-

Durante a Assembleia, foi dado o informe de que servidores públicos de diferentes categorias e localidades estão em Brasília, novamente, em atividades de mobilização e pressão contra a PEC 32, a da reforma administrativa, que altera a estrutura do serviço público, favorece a privatização e pode levar à extinção de diversas carreiras.  No momento, as professoras Gelta Xavier (FEUFF e Diretoria da Aduff) e Maria Cecília Castro (Coluni) estão em Brasília, participando dos protestos e atividades de mobilização.

A Aduff pode custear as despesas de outras pessoas que desejem se integrar ao grupo de trabalhadores e de trabalhadoras que permanecem na capital federal em atividades que visam pressionar parlamentares contra a PEC 32.  Interessados podem entrar em contato com a diretoria do sindicato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., mas devem fazê-lo até às 12h desta sexta-feira, dia 15 de outubro.

"Quanto mais gente conseguirmos colocar em Brasília, para fazer pressão contra a PEC 32, melhor", disse Kate Lane Paiva, presidente da seção sindical.

- Carta Aberta ao reitor Antonio Claudio e a toda comunidade acadêmica da UFF -

Foi aprovado que a Aduff também assinasse o documento elaborado pelas entidades representativas dos três segmentos da Universidade Federal Fluminense, com adesão de coletivos políticos e aberto à participação de outras entidades, que expressa o posicionamento contrário à política da reitoria, que determina o retorno dos trabalhadores técnico-administrativos da instituição ao trabalho presencial, a partir do dia 1° de outubro, conforme apresentado na Instrução Normativa da PROGEPE, n° 11 de 15 de setembro de 2021. Outras entidades que desejem assiná-lo podem subscrevê-lo aqui.

"O retorno às atividades presenciais na Universidade necessita ser fruto de amplo debate democrático, envolvendo cada um dos setores - docentes, discentes, técnicos e terceirizados - que compõem a comunidade acadêmica, para que, só então, a partir daí, sejam apresentadas as condições de cada local de trabalho e estudo e medidas concretas que, de fato, garantam a segurança no trabalho presencial. E não é isso que tem acontecido. A decisão do retorno presencial às atividades foi tomada em câmaras de debate extremamente restritas, sem uma representação efetivamente democrática da comunidade acadêmica. Por isso, exigimos uma ampla rodada de debates, para conhecer a realidade de todos os polos e campi da universidade, para planejamento amplo, efetivo e seguro das condições de retorno. Reivindicamos também que todas as decisões referentes ao retorno sejam definidas no Conselho Universitário, após ampla discussão com a comunidade acadêmica, pelo fato do CUV ser um fórum mais representativo", diz trecho do documento.

Da Redação da ADUFF
Por Aline Pereira