Out
2018

Carta aberta dos professores de Economia da UFF-Niterói: Por uma Frente Democrática

Esta carta é dirigida prioritariamente aos nossos estudantes, mas também a seus familiares e a toda comunidade acadêmica.

Assinam abaixo professores da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, que se diferenciam por suas perspectivas teóricas, políticas, pelas preferências pessoais, costumes, que raramente conseguem articular entre si uma fala unitária. A seriedade da conjuntura política nos obriga a tomar posição e aqui falamos como um.

Fascismo mata. Há uma razão pela qual o nazi-fascismo é formalmente e, em muitos lugares, legalmente, proibido: trata-se da ideologia que motivou, em toda a história da humanidade, a mais bárbara política de extermínio patrocinado pelo Estado. Não há ideologia que não tenha sido distorcida e apropriada para fins bárbaros e violentos, mas não há fascismo que tenha sido apropriado para fins humanitários.

O que se anuncia no Brasil não é a emergência de uma luta contra a corrupção, ou de uma política econômica diferente da que vem sendo praticada; o que se anuncia é a transformação do fascismo na ideologia oficial. Tememos pela democracia, tememos por vidas humanas, tememos pelas conquistas das mulheres, das comunidades negra e LGBTQI, da população das periferias, dos movimentos sociais, dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras, e mesmo dos partidos políticos, de todos os espectros políticos, inclusive os da direita democrática.

Por esta razão, recomendamos serenidade para encarar o momento político, e alertamos para o risco real do voto no candidato fascista. Nós, professores da Faculdade de Economia, dizemos, em primeiro lugar: #EleNão! Mas dizemos também, a despeito das diferenças que muitos (talvez a maioria) de nós temos com o Partido dos Trabalhadores, que é inevitável votar em Fernando Haddad neste segundo turno das eleições presidenciais.

1. Alberto Di Sabbato
2. Aloysio Henrique Castelo de Carvalho
3. Ana Urraca Ruiz
4. André Barbosa Oliveira
5. André Guimarães Augusto
6. André Luiz Gomes Nassif
7. Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente
8. Carmem Aparecida do Valle Costa Feijó
9. Claude Adélia Moema Jeanne Cohen
10. Danielle Carusi Machado
11. Diogo Bravo Marinho Braga
12. Edison Rodrigues Barreto Jr.
13. Eduardo Sá Barreto Cruz
14. Emmanoel de Oliveira Boff