Assembleia Geral delibera: todos no IFCS, nesta quinta-feira (27), às 16h

Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira, dia 26, os docentes da UFF aprovaram adesão ao Dia Nacional de Luta pelas Reivindicações dos Trabalhadores que acontece nesta quinta-feira, dia 27. A proposta da mobilização partiu da CSP-Conlutas e demais entidades que compõem o Espaço de Unidade de Ação, do qual o ANDES-SN faz parte, para dialogar e se inserir nas grandes manifestações que ocorrem em todo o país.

O encaminhamento dado pela assembleia da categoria é que os docentes da UFF se concentrem no IFCS (Largo de São Francisco,  Centro do Rio), às 16h, para juntos se incorporarem à manifestação ampliada que acontece amanhã (27), com concentração às 16h, na Candelária. É importante que os professores levem cartazes, faixas e camisetas com as bandeiras do Sindicato Nacional, em defesa da saúde e da educação pública, gratuita e de qualidade. O ato segue em direção à sede da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), na Rua da Assembleia, nº 10.

Tanto o trajeto da passeata como suas pautas foram decididos na noite de ontem, terça-feira, em plenária que contou com mais de 3mil pessoas no IFCS. Tarifa zero; Desmilitarização da polícia e Liberdade aos manifestantes presos são os eixos principais da manifestação, embora outras reivindicações possam ser agregadas ao protesto. No domingo, dia 30, o protesto deve partir da Praça Saens Peña (Tijuca), às 15h, rumo ao estádio do Maracanã, onde será realizada a final da Copa das Confederações.

Outros encaminhamentos

Os professores presentes na AG também deliberaram pela implementação de assembleias gerais permanentes para debater e organizar a intervenção docente nas manifestações. Com o mesmo intuito, uma reunião do Conselho de Representantes foi marcada para a segunda-feira, dia 1 de julho, às 16h, na sede da entidade sindical.